Aceitando melhor…
A palavra aceitação tem o significado de “tomar para si ou aceitar o que é dado”. Na vida, não temos o controle dos acontecimentos futuros. Embora esta realidade esteja bem definida para cada um de nós, teimamos em não aceitá-la quando vem de outra forma, fora do nosso tempo, dissonante em relação aos desejos, causando o mal estar de não tê-los realizados.
Somos edonistas, focamos o prazer, e não sabemos lidar com o reverso disso, o passo que damos para atrás, sem que possamos sequer alterar o movimento.
O sentimento de derrota nos acaba por dentro, estamos tão imersos em um mundo competitivo que inconscientemente vemos o outro como nosso adversário, e em um nível mais intenso, até mesmo como inimigo.
O negócio é estar por cima, na ponta dos cascos, no pódio, e o resto que se lixe!
Não obstante, “procuro”o ser humano e não encontro; quero encontrar “alguém”que seja como alguém. Uma “pessoa” que seja gente como a gente.
Para tal, é indispensável entender que o relacionamento interpessoal deve se dar de forma horizontal e não vertical. O outro é meu parceiro, está ao meu lado, e cooperamos juntos com a vida; apesar de cargos e funções diferentes, ninguém é melhor que ninguém, apenas se diferem em dons, temperamentos e alcance de metas.
Quando paramos de competir com o próximo, entendendo que cada um tem sua própria escolha e decisões na sua caminhada, não nos entendendo mais como inferiores ou superiores, vendo o outro com liberdade, sem a necessidade de autoafirmação e comparações.
Aceitar que todos são iguais porém diferentes, que diante da morte não há comparações de valores e que sofrerão a tão temida decomposição não é uma loucura mas demonstração de amadurecimento.
Contudo, afinal de contas, nus saímos do ventre e nada daqui levaremos…
O que é melhor? Aceitar o inevitável ou lutar em vão? O que cabe a nós? Viver o dia de hoje da melhor maneira ou se estressar com frustrações que não levarão a lugar nenhum?
Claro que somos livres para escolher, que conseguimos realizar projetos importantes, que no hoje trabalhamos por um amanhã melhor, continuemos, sem esquecer que a aceitação faz parte da vida e que seguir em frente é mais importante…
Bom…
Deixo-vos a oração da serenidade, que diz:
“Deus, concede-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar as coisas que posso e a sabedoria para distinguir umas das outras”