VOCÊ SABE ONDE ESTÁ A LIBERDADE?
Que tipo de pessoa é você ? A que se apega ou não ?
Pois é, graças a Deus que não somos robôs; temos emoções, sentimentos e afetos, que se concentram na pisique em forma de energia. Dependendo onde a canalizamos e a quantidade expedida, pode fazer toda a diferença quanto a saúde emocional. Não temos um estoque energético mental ilimitado, ficamos esgotados quando nos relacionamos com um determinado objeto, portanto, é preciso saber como racionar conscientemente essa força vital. Por exemplo, quanta energia mental você gasta quando está focando em uma pessoa, quando seu afeto está sendo direcionado a ela.? Da mesma forma, quanto gastamos em um jogo do nosso time predileto? Pois onde envolve paixão pode haver apego, a ponto de tirar a liberdade, pois quando não se consegue dizer não, aí sim há uma prisão. Surge então a pergunta: Por quê é tão difícil dizer não?
MEDO!
Medo de perder o afeto do outro, pois quando se acredita que sem o mesmo não se vive, o que é vivido de fato é a vida do outro, não a própria. Importa descobrir que há vida sem o outro ou objeto desejado, pois há vida em si mesmo. É preciso aprender olhar para dentro, conhecendo o seu eu, experimentando o amor próprio, elevando a autoestima e finalmente, tornando-se livre de tudo que vem de fora, como por exemplo a manipulação de outrem.
A psicanálise possibilita a qualquer pessoa o autoconhecimento, desvela o que está no recôndito do inconsciente, direciona o analisando a perceber que existem outras formas de encarar o mundo e que suas frustrações devem ser aceitas com naturalidade, afinal, ninguém é perfeito…
A escolha de ser livre é só SUA !